sábado, 20 de fevereiro de 2010

Minha Experiência com as Arquiteturas Pedagógicas

Durante o período de recuperação da Interdisciplina Seminário Integrador VII - PEAD/UFRGS que compreende os meses de Janeiro e Fevereiro de 2010, adquiri conhecimentos mais aprofundados quanto as Arqyuiteturas Pedagógicas como metodologias de aprendizagem inovadoras.
Posso destacar que essas metodologias tiram a escola de sua função já pré-estabelecida, no que diz respeito ao conhecimento a ser adquirido pelo aluno, e direcionam a mesma para uma função cooperativa de aprendizagem de forma interdisciplinar juntamente com um modelo de redes de relações.Isso se aliarmos nossa prática em sala de aula aos recursos que a Web 2.0 nos oferece.
Primeiramente aliar-me a Web 2.0 numa sala de aula de BII parece confuso, pois como fazer isso em meio a higiene, sono , choros e alimentação? Mas foi nas leituras e reflexões a cerca da minha realidade escolar que pude planejar uam arquitetura pedagógica para a atividade 3 deste período. Fiquei satisfeita com o êxito alcançado.Claro que a cada nova arquitetura novas formas de elaboração devem ser pensadas e novas adaptações deverão ocorrer levando em consideração a fase de desenvolvimento cognitivo do aluno, os seus interesses e os recursos tecnológicos disponibilizados pela escola e adequando o tempo de higiene, sono e alimentação.
Preciso também levar em consideração que as metodologias inovadoras estão embasadas na Pedagogia da Incerteza, na qual o conhecimento não está embasado nas certezas e , sim, na dúvida, na necessidade de busca de novas alternativas, no debate, na troca. Ela carrega 5 princípios:
A) Educar para a abusca de soluções de problemas reais;
B) Educar para transformar as informações em conhecimento;
C)Educar para a autoria, a expressão e a interlocução;
D)Educar para a investigação;
E) educar para a autonomia e a cooperação.
E nesse enfoque aprendi que as Arquiteturas Pedagógicas como: Projetos de Aprendizagem, EsTudo do Caso ou Resolução de Problemas, Aprendizagem Incidente e Ação Simulada equilibram componentes fundamentais: concepção pedagógica, sistematização metodológica e suporte telemático, os quais tornam nossa prática inovadora.

Nenhum comentário: