quinta-feira, 15 de maio de 2008

O SOL QUE CURA E O SOL QUE MATA



Gostaria de iniciar as minhas postagens expondo as minhas reflexões inerentes a leitura do texto O SOL QUE CURA E O SOL QUE MATA, publicado por Dr. Alexandre Feldman, no qual relata a importância de tomarmos banho de sol diariamente para a fabricação da vitamina K pelo nosso corpo. Muitas idéias eclodiram em minha mente ao ler esse artigo, sugerido pela interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais:




  • Não podemos ser extremistas, precisamos ter um conhecimento aprofundado para não sermos manipulados pela mídia ou pelo sistema a qual fizemos parte.


  • Não podemos descartar atitudes que estão enraigadas por pessoas que nos antecederam, sem antes termos refletido e destacado evidências que realmente certifiquem a afirmação levantada.


  • Devemos ser questionadores e moderados.


Fiquei muito admirada com as idéias do autor, não porque trouxesse evidências novas, mas porque através deste artigo nos fez lembrar de atitudes sadias que permeavam a nossa infância e que, sem nós percebermos, deixamos de lado assombrados pelo medo. Percebi que o medo é um alerta quando estamos ignorantes para determinada questão.

2 comentários:

Leonardo Porto disse...

Prezada Renata,

que ótimo que você está iniciando as atividades do blog do portfólio de aprendizagens com uma postagem bastante clara e reflexiva. Continue neste caminho.
Leonardo.

Maxi disse...

Olá querida!

Este post refere-se a uma aprendizagem tua, enquanto aluna, muito bom!

É possível, neste blog de portfolios, incluir 2 tipos de post basicamente:
(1) este que fizeste, sobre as TUAS aprendizagens e
(2) as aprendizagens dos teus alunos, a partir de alguma atividade que proponhas

Um abraço e votos de uma boa continuação do PORTFOLIO!

Maximira
SI4 PEAD FACED/UFRGS