sábado, 8 de dezembro de 2007

Festa de Natal


Frente a proposta da Interdisciplina Música na Escola, que solicitou que trabalhássemos alguns dos principais compositores da MPB, a partir do livro:CIT,Simone.HISTÓRIAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PARA CRIANÇAS. Organizei o meu trabalho da seguinte forma:

Durante uma semana coloquei o CD contendo algumas músicas, sugeridas pelo livro, que fazem parte da nossa MPB e que foram cantadas por crianças. Os alunos adoraram, não reclamaram e não acharam músicas antigas. Fiquei surpresa, porque as crianças dançavam , batiam nas classes e com as mãos alegremente. Deixei que esse momento fosse espontâneo. E quando eu deixava para colocar o Cd mais tarde eles reclamavam e me pediam para colocá-lo. Teve um aluno que disse que pareciam músicas do seriado A Grande Família.Percebi que as crinças são muito musicais. Automaticamente eles percebem o ritmo da música.
Organizei meu trabalho enfocando os Slides: Natal com Valente Assis, porque a escola solicitou-nos que preparássemos a apresentação para a festa de Natal. E a partir daí está sendo uma grande festa. Montei um coral com a turma. Primeiramente trabalhamos a música Boas Festas como um texto lendo e interpretando o que o compositor queria dizer. As crianças perceberam as intenções do autor antes de verem os slides, que foi o nosso segundo passo:irmos para o laboratório de informática e em um grande círculo e com o auxilio de um computador mostrei e expliquei, os slides Natal com o Valente Assis, a biografia do compositor Assis Valente e porque ele escreveu a canção Boas Festas. Após, começamos os nossos ensaios no grande grupo e depois cada um cantava a canção individual mente, nessa última forma, pudemos trabalhar os conceitos intensidade, altura e timbre. Expliquei para as crianças quem tinha tons graves , médios e agudos, se eram sons fortes ou fracos e que timbre era a característica da voz de cada um .Tenho um aluno o Marcos que canta a música perfeitamente e ele solará a primeira parte no dia da festa.
Combinamos alguns sinais para que eles controlem enquanto estou regendo o coral: 1 dedo: postura, 2 dedos: silêncio, 3 dedos: levantar o coral, 4 dedos cantar bem e alto, 5 dedos esperar a música terminar para o coral tornar a sentar. Eles sabem o código certinho. Estão o máximo. Cantam alegremente a música, sabem o porque ela foi escrita e esqueceram os cds de Funk. Nesse período ninguém trouxe cd particular para ouvirmos em sala de aula como era o costume. Estão mais calmos em sala, porque aprenderam a respeitar regras através deste trabalho. Todos estão comprometidos e assinaram o termo de compromisso que estarão presentes no dia da apresentação, que será no dia 11.12.2007 ás 19:30 no saguão da escola. Todos compraram o gorro de Papai Noel e ajudaram na confecção da roupa dos componentes do coral que é uma túnica branca de TNT.
Na escola estou conseguindo mostrar que as crianças também gostam de MPB, e apenas eu estou trabalhando com canção de Natal contextualizada. Percebo que os professores cedem aos gostos musicais atuais por falta de conhecimento na área e acabam utilizando o que as crianças querem e que estão sem qualidade musical.

6 comentários:

Suelen Assunção disse...

Olá Renata!
Belíssima experiência que deve ter tido com estas crianças.
Só fiquei curiosa quanto ao dia da apresentação... deve ter sido o máximo!!!
Beijão pra ti.
Suelen - tutora da sede

Maxi disse...

Oi Renata! Tudo bem contigo? Espero que sim.
Gostei muito de visitar o teu portfólio de aprendizagens. E como, neste semestre serei eu quem o acompanhará mais de perto, gostaria de te lembrar que há 2 atividades em andamento e que precisam ser publicadas no teu PORTFOLIO DE APRENDIZAGENS querida. São elas: 1) uma reflexão sobre a apresentação feita no final do semestre passado do teu portfolio, e 2) o teu plano de estudos (esta tem prazo! ele se esgota em 20/04).

Qualquer dúvida ou pergunta que tenhas, por favor, entra em contato ok. Terei o maior prazer em ajudar. Um abra@o,

Maximira Carlota, Tutora do
Seminario Integrador D - PEAD-FACED UFRGS

Maxi disse...

Querida,

Na verdade, O PRAZO para a realização e publicação da ATIVIDADE 2 solicitada pelo SI ("ROTEIRO DE ESTUDO") encerra no dia 20 de maio (E NAO 20 de abril).

ABRAÇOS
Maximira Carlota - Tutora do SI
(PEAD-FACED UFRGS)

Maxi disse...

Querida RENATA!

Estive aqui novamente mas não consegui encontrar a ATIVIDADE 1 solicitada pelo SI.

Aproveito para lembrar que qualquer dificuldade que tenhas, podes entrar em contato ok!

Um abraço grande!
Maximira Carlota
Tutora SI 4 PEAD-FACED UFRGS

m@xi disse...

Renata!

Continuo aguardando algum contato teu, ok querida. Mandei um email também mas ainda não obtive resposta. Espero que possas retomar teus registros em breve! Agora dia 25/04 entramos na semana de *parada* no PEAD justamente para isso - colocar em dia alguma atividade!

Um abraço da colega,

Maximira Carlota

Maxi disse...

Olá Renata. Tudo bem querida?

Estive REVISITANDO os portfolios em 12/05/2008 e como não encontrei nenhuma publicação tua ainda, lembro que é preciso publicar 01 registro semanal ok querida.

Peço que entres em contato conosco para que possamos pensar em alguma solução ok.

Abraços, Maximira
{tutora SI4/PEAD-FACED UFRGS}