segunda-feira, 15 de junho de 2009

DESENVOLVIMENTO MORAL

Realizo as minhas atividades pedagógicas em uma turma de B1 que compreende a faixa etária dos 9 meses até os 18 meses nesse momento.Como simultaneamente desenvolvemos as crianças sob todos os aspectos, nunca havia pensado especificamente sobre o desenvolvimento moral e como lidamos com situações relacionais nessa faixa etária, parece que as vezes agimos automaticamente pela prática de sala de aula.
Sei que segundo o que Piaget colocou sobre o desenvolvimento moral, meus alunos encontram-se na fase da heteronomia, que não compreendem o outro como parte diferenciada de si..Como são egocêntricos, observo que as brincadeiras livres ocorrem de forma isolada pelas crianças e com os objetos que lhes interessam individualmente.Ocorrem muitos conflitos, porque o brinquedo ainda faz parte deles e puxam das mãos dos colegas sempre.Nessas situações, conversamos explicando que há um momento para todos manipularem aquele objeto e que devemos esperar a nossa vez para não machucarmos o colega e ele não ficar aborrecido. Claro que isso falamos 500 vezes por dia .
Compreendi que o desenvolvimento moral e dos valores é também um processo interno.O controle externo excessivo leva ao constrangimento e não favorece ao desenvolvimento do mesmo.Quando a criança regula as suas atitudes passa a cooperar de forma voluntária.Sente a necessidade interior de cooperação.Piaget insiste na importância de dar a criança a liberdade de decidir de escolher, porém, também reconhece que não se pode deixar a criança com liberdade total. Ela precisa aprender o porquê de respeitar regras.
Quando eu trabalhava nos Anos Iniciais sempre construía as regras da sala de aula com os meus alunos e esses ilustravam tais normas para ficar bem concreta a sua visualização.Tínhamos uma biblioteca ambulante e no extravio de qualquer livro solicitávamos a reposição do mesmo e se alguém estragava um tinha que levar para consertar em casa.Fazia-os ir compreendendo que era para o bem coletivo.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Roseli Roos!
Muito interessante a aplicabilidade de seu planejamento, com os seus alunos de berçário. Acho que é importante esse tipo de trabalho e você soube adaptar as necessidades e as reais condições das crianças. Sei que não é fácil, tem que se falar 500 vezes, com disseste, na certeza de que vale a pena investir fazendo com que respeitem as diferenças e obedeçam as regras estabelecidas.
Obrigada por suas postagens!
Desejo sucesso empreendedor na sua vida particular, profissional e acadêmica.
Um grande abr@ço,
Profª Geny Schwartz da Silva
Tutora seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS

Geny disse...

Querida aluna Renata
Desculpas o comentário é seu e não da colega!
Muito interessante a aplicabilidade de seu planejamento, com os seus alunos de berçário. Acho que é importante esse tipo de trabalho e você soube adaptar as necessidades e as reais condições das crianças. Sei que não é fácil, tem que se falar 500 vezes, com disseste, na certeza de que vale a pena investir fazendo com que respeitem as diferenças e obedeçam as regras estabelecidas.
Obrigada por suas postagens!
Desejo sucesso empreendedor na sua vida particular, profissional e acadêmica.
Um grande abr@ço,
Profª Geny Schwartz da Silva
Tutora seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS

19 de Junho de 2009 18:01