segunda-feira, 15 de junho de 2009

RELATÓRIO DO PLANEJAMENTO APLICADO NA TURMA DO BERÇÁRIO II

ROTINA DO TURNO DA TARDE:

Organização das crianças após o sono
Higiene
Lanche
Atividade Pedagógica na rodinha
Brinquedo livre no solário
Janta
Higiene
DVD
Jogos de Encaixe
Organização das crianças para a saída
Brinquedo livre na sala de aula


Realizei a minha prática sobre questões raciais no período de 01/06/2009 à 05/06/2009 na turma da minha colega, um Berçário 2, pois a minha é um B1 e sem condições de agora aplicar esse tipo de planejamento.
Achei um pouco difícil trabalhar assuntos tão abstratos com essa faixa etária, pois o seu nível de compreensão é concreto e precisei tornar o mais real possível o assunto paraeles.
Algumas alterações precisei realizar no planejamento: acrescentei uma família negra e a história tão conhecida Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado.
Então dessa forma iniciei a aplicação do planejamento no dia 01/06 com a contação da história e manipulando os fantoches que eram o pai João, o filho Junior e a mãe Joana. Esses nos acompanharam em todas as atividades, inclusive no lanche e na higiene.As crianças foram bastante receptivas e solicitavam a presença deles.



01/06/2009
ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA RODINHA:

Contei a história de forma divertida, sempre ressaltando a pergunta do coelho em relação a cor da menina e o quanto ele achava essa um máximo.Vários alunos relacionaram (da maneira deles) a cor da menina com os alunos que tem essa cor presente na sala e aproveitei o gancho para explicar a herança genética que recebemos dos nossos familiares, pois a menina era dessa cor porque herdou da sua família.
No final da história, expliquei que iria colado na agenda um bilhete solicitando uma foto deles com os seus familiares, igual a história do livro.Demonstraram compreensão.

03/06/2009
ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA RODINHA:

Nesse dia, cada criança na rodinha mostrou a foto sua com os seus familiares, falando quem eram e o nome de cada um. Muitos se conheciam.Houve comentários sobre as semelhanças entre eles: o pai da Nana tem bigode igual ao meu pai.!Eu não consegui perceber preconceitos quanto a cor.Há uma interação ótima entre eles.Apenas a aluna mais velha tem ciúmes da colega mais nova, brigam muito.
Dentro da rotina, após a janta, assistimos o filme KIRIKÚ E A FEITICEIRA.Nos primeiros dez minutos, foi tranqüila a visualização, logo alguns começaram a dispersarem-se.Precisei intervir narrando e chamando a atenção para as cenas.O único comentário realizado pelas crianças foi da aluna V. que disse: Ele é igual ao meu pai, referindo-se a um personagem do filme que era negro.Esse menina é filha de um homen negro com uma mulher branca e herdou todas as características físicas do pai.
Na atividade dirigida, solicitei que desenhassem sobre o filme da forma deles), pois é uma turma de B2 que encontra-se na garatucha desordenada.


05/06/2009
ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA RODINHA:

Montagem das fotos dos familiares com as produções das crianças e visualização por elas.
Observei que minha atividade nessa turma serviu de experimentação sobre o tema.As crianças ficaram bem atentas e demonstraram compreensão ao representarem as atividades no jogo simbólico.Manipularam e brincaram, por opção, com as bonecas negras e a medida que os familiares vinham buscá-los os colegas diziam quem eram e os seus nomes.Houve uma integração e visualização por parte das crianças das diferenças existentes entre nós.

Nenhum comentário: