segunda-feira, 5 de abril de 2010

Psicologia de desenvolvimento do Berçário I

No decorrer dessas primeiras semanas do oitavo eixo do Pead, além de realizar as atividades propostas,comecei a reler alguns textos das interdisciplinas Psicologia do Desenvolvimento I e Psicologia do Desenvolvimento II, estudados em etapas anteriores do curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância- UFRGS. Relembrei sob o enfoque de uma análise global quanto ao desenvolvimento motor, do pensamento, do aspecto psicossocial e psicosexual. Tendo como suporte os teóricos Jean Piaget, Sigmund Freud e Erikson.
Dentro desse propósito revi a Epistemologia Genética, A Teoria do Desenvolvimento Psicossocial e A Teoria do Desenvolvimento Psicossexual. E conforme as leituras das mesmas e uma análise da minha turma, descrevo os meus alunos: segundo Piaget na Epistemologia Genética eles estão no estágio Sensório-motor ( 0 à 2 anos) , no qual a atividade cognitiva da criança é de natureza sensorial e motora.E uma das principais características é a ausência da função simiótica, isto é, a criança não representa um objeto mentalmente. Sua ação é direta sobre ele; segundo a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Sigmund Freudm as crianças do BI estão na fase oral (0 à 2 anos) na qual a boca, a língua, os lábios são o centro de prazer para o bebê, e seu primeiro apego é com a pessoa que proporciona o prazer na bocam geralmente a mãe com o processo de amamentação. Para um desenvolvimento normal o bebê precisa de um equilibrado estímulo oral, se não queimará essa etapa o que lhe trará consequências para a vida adulta; segundo Erikson na sua teoria do Desenvolvimento Psicossocial , os meus alunos encontram -se na necessidade de desenvolver as seguintes qualidades do Ego: confiança básica X desconfiança. Isso reflete-se confiança na mãe ou no principal cuidador e na p´ropria capacidade de fazer as coisas acontecerem . Um elemento essencial é um apego inicial seguro.
Procurei relembrar teoricamente,sob o enfoque de vários autores, as características de desenvolvimento da minha turma para procurar entender as suas necessidades e satisfazê-las de forma correta, não sendo demasiado e nem falho nas suas exigências básicas para um desenvolvimento saudável.Também para proporcionar aos mesmos um ambiente estimulador e uma cobrança pedagógica segundo a sua fases e não segundo a minha vontade, sempre respeitando o tempo de cada aluno, pois afinal estão na primeira infância.

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