segunda-feira, 12 de abril de 2010

Princípios Orientadores da Prática de Estágio

Fiquei muito entusiasmada em perceber que estou no caminho certo relendo textos estudados em disciplinas anteriores que me ajudarão na Prática de Estágio do PEAD.Foi através dessas leituras que me descurtinou os Princípios Orientadores, solicitados no documento Projeto de Estágio, pelos meus supervisores.Meus princípios regem-se pelas seguintes fundamentos:

EPISTEMOLÓGICO: Minha prática será baseada em uma concepção pedagógica interacionista, isto é , na qual o sujeito constrói o seu conhecimento na interação tanto com o meio físico quanto com o social. Dentro dessa proposta,tendo como embasamento os estágios de desenvolvimento cognitivo propostos por Jean Piaget na Epistemologia Genética.

PSICOSSEXUAL: Neste enfoque desenvolverei meu trabalho tendo como presuposto teórico sigmund Freud na sua Teoria do desenvolvimento Psicossexual na qual descreve fases nas quais o ser humano concentra o suas sensações de prazer.

PSICOSSOCIAL: No enfoque de desenvolvimento social basearei minha proposta nas idéias de Erik Erikson na qual propõe etapas em que o ego humano necessita adquirir algumas qualidades.

Dentro desses enfoques pretendo analisar e responder o meu desejo pessoal, comose vivencia e acontece o processo de adaptação dos bebês no meio escolarizado.Já relembrei os três aspectos que fundamentam essa faixa etária de idade( 0 à 2 anos),agora vou sentir a prática e embreve disponibilizo para você leitor.


Nenhum comentário: