sábado, 1 de dezembro de 2007

Natal com Assis


Está sendo fantástico trabalhar a música BOAS FESTAS, do compositor Assis, com os meus alunos da 2 série. Eles são geniais ao som dessa canção: batucam , dançam e tudo no ritmo sem eu precisar explicar nada. Já faz uma semana, que ensaio a programação de Natal com essa canção e o dia-a -dia da sala modificou-se :estão mais calmos e atentos a letra da música durante as atividades. Cantam ela ao tempo inteiro. Por incrível que pareça esqueceram o FUNK. Durante esse período ninguém trouxe CD pessoal como sugestão. Estão impolgadíssimos e eu mais ainda porque pude disponibilizar música de qualidade aos meus alunos. E sabe porque eles ouvem tanta porcaria? porque é o que disponibilizam para eles. Nós precisamos oferecer música de qualidade ao nossos educandos e ,assim, teremos como resultado o que obtive: alegria, empolgação, interesse e comprometimento.E essa reflexão crítica pude ter embasada nos estudos propostos pela interdisciplina Música na escola, na qual tivemos o brilhantismo d e termos acesso ao texto: PORQUE VOCÊ OUVE TANTA PORCARIA? Revista Aplauso, Porto Alegre, ano 3, n 22, 2000 páginas 28-34. No qual pude construir um posicionamento crítico quanto a qualidade das músicas que as rádios disponibilizam para os ouvintes. Não estão preocupados em formar indivíduos embasados em uma qualidade musical e sim o que prevalece são as questões econômicas, o quanto podem pagar ou ganhar para tocarem essa ou aquela canção, mesmo que essa não tenha qualidade musical.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Olá Renata!
Tudo bem contigo?
Espero que sim...
Pois bem: achei muito interessante a reflexão que fizeste acerca da temática "música na escola". A meu ver, uma reflexão realmente necessária para a vida profissional de um docente.
Associaste, esta tua reflexão, com a interdisciplina de música.
Assim, questiono-te sobre esta associação: a interdisciplina de música te possibilitou a reflexão crítica acerca da música de qualidade na escola? Em que aspectos e de que modo a interdisciplina promoveu, em ti, esta reflexão crítica?
Beijão pra ti.
Suelen - tutora da sede