segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Metologia Triangular

A partir das leituras realizadas na interdisciplina e das atividades propostas pude aprender a trabalhar a Arte com os meus alunos. Ao estudarmos a Metodologia Triangular tornou-se perceptível o ensino dessa disciplina aos meus alunos. Estamos fazendo algumas releituras contextualizadas. As crianças estão adorando e eu também, apesar de achar que não possuo esse tipo de habilidade: o desenho

4 comentários:

Renata Maria Silva da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suelen Assunção disse...

Renata querida!
Fico feliz por já estar começando a organizar teu Portfolio.
No entanto, tem alguma coisa ESTRANHA.
Olha só: estás escrevendo os teus relatos no link COMENTÁRIOS.
O link COMENTÁRIOS reserva-se para aqueles comentários que eu, professores e colegas, por ventura, viremos a fazer.
Desta forma, o LOCAL dos teus relatos não está correto.
Acho que pode estar havendo alguma confusão nas tuas postagens e vou tentar te esclarecer alguns fatores.
1°) CRIAR NOVA POSTAGEM: quando crias uma nova postagem, colocas um título (por exemplo, o título desta postagem, "Artes).
2°) ESCREVER A POSTAGEM: depois que colocas o título, tem um espaço LOGO ABAIXO que serve para colocar o texto da tua postagem. Portanto, é o local correto para relatares tuas aprendizagens.
3°) CRIAR TAGS (MARCADORES): depois que escrever a tua postagem, tem um espaço, logo abaixo, para colocar o nome do MARCADOR: por exemplo: artes, si3, teatro...
Depois clique em PUBLICAR POSTAGEM.
Assim, desta forma, a tua publicação aparecerá abaixo do título da tua postagem.
Espero que tenhas te ajudado a compreender um pouco melhor a organização do teu portfolio.
Para quaisquer dúvidas, por favor, entre em contato.
Suelen - tutora da sede

Leonardo Porto disse...

Prezada Renata,

faço minhas as plavras da Suelen. Em especial, você consegue mudar a formatação do blog de tal forma a ser capaz de publicar a postagem no seu lugar certo, ou seja, sem ser nos comentários?
Leonardo.

Suelen Assunção disse...

Renata querida!
Que bom que conseguiste modificar o “lugar” de tuas postagens. Assim, facilita a visualização e os comentários que, por agora, serão realizados por mim regularmente.
Percebi que colocaste, como marcadores, a temática de tuas postagens. No entanto, para facilitar a “localização” de tuas postagens, seria interessante que colocasses como marcadores as próprias interdisciplinas: artes, epppc, literatura...
Assim, todas as postagens referentes à interdisciplina de artes – por exemplo, serão automaticamente agrupadas quando este for o caso da solicitação pelos marcadores.
Desta forma faço-te um pedido: que as próximas postagens que fizeres tenham, como marcadores, os nomes das interdisciplinas. O título das postagens fica de livre escolha.
A estruturação de tuas postagens, relatando tuas reflexões acerca de textos, entrevistas,..., estão realmente muito boas.
Mostra, desta forma, as aprendizagens (mudanças) que te ocorreram frente à tua experiência/vivência com as interdisciplinas do PEAD.
E o portfolio deverá constituir-se justamente em um ambiente de relato de aprendizagens. Sem esquecer das evidências (nas tuas postagens, textos, vídeos...) e das argumentações (justificativa das aprendizagens).
Perceba que entendemos por “aprendizagens significativas” aqueles acontecimentos (nas interdisciplinas do PEAD) que te “tocaram”, que te “modificaram”, que te “transformaram”. Aquelas coisas que modificaram teu modo de pensar, de agir, de ser [professora, mãe,...].
Neste sentido acho que tuas postagens contemplam o teu entendimento frente à proposta do portfolio.
Quando citas, na interdisciplina de literatura, o texto “Encantos para sempre” sugiro que coloques a bibliografia completa do texto [veja regras ABNT sobre fonte bibliográfica na biblioteca do rooda]. Desta forma, a tua fonte bibliográfica não cairá no esquecimento, daqui a algum tempo.
Também sugiro que, quando as falas não são tuas, coloques entre aspas e com o número da página do texto. Assim, o teu leitor não será confundido entre tuas próprias reflexões e as citações de outros autores.
Espero, sinceramente, poder contribuir para a constituição do teu portfolio. Este ambiente deve, necessariamente, ser importante para ti. Desta forma, faça dele um OBRA DE ARTE.
Beijão pra ti.
Entre em contato para quaisquer dúvidas.
Suelen – tutora da sede