segunda-feira, 18 de maio de 2009

A APRENDIZAGEM COMO AÇÃO

Gostaria de compartilhar uma atividade realizada por mim para a interdisciplina Psicologia II que refere-se a ação que o aluno deve executar com o objeto para que a aprendizagem ocorra de forma significativa:

Muitas coisas novas aprendo, pois trabalho em um berçário e lá as novidades são diárias. Gostaria de compartilhar um conhecimento adquirido recentemente que me deixou alegre, pois há tempos desejava aprender a ler partitura musical e somente agora tive a oportunidade.
Eu canto em um coral e devido à necessidade de aperfeiçoamento procurei um professor de técnica vocal.Tudo o que pratiquei durante 4 meses não foram tão significante quanto a última aula, na qual o professor me sugeriu a compra de um teclado para aquecimento vocal. Não teve dúvida, no outro dia, comprei um e meu problema era: como tocar os acordes para aquecer a voz?.Fui atrás de uma revista e manuais para iniciantes em bancas de jornais.Comprei duas e aprendi as posições e após algumas práticas fazer o aquecimento tornou-se fácil.
Meu desejo não ficou só nisso: sei os acordes, porque não tocar a partir da leitura da partitura musical? Tenho um livro com canções clássicas infantis cifradas.Tentava tocar a partir da leitura dela, mas conseguia apenas a base do acorde, os tempos e o acompanhamento das notas eu não conseguia. Deixei o material de lado e pensei: quando terminar o PEAD eu aprendo isso, agora não tenho tempo para aprender e praticar.
No mês passado, uma amiga veio a minha residência com o seu novo namorado, viu meu teclado e conversamos sobre todas as coisas que aqui eu relatei. Para a minha surpresa o rapaz entendia da leitura da partitura porque toca violão e me pediu uma folha de caderno e um lápis que iria me explicar. No momento pensei: que loucura aprender isso agora e somente com uma folha de papel e um lápis. Isso que relatei foi o suficiente para que em meia hora ele me ensinasse o principal sobre teoria musical.
A partir daquele momento foi só praticar a posição nos dedos e já consigo tocar lendo a partitura algumas canções infantis.Sei que esse novo conheciemtno me auxiliará muito em sala de aula, pois os bebês ficam encantados com os instrumentos e o nosso canto.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Renata!
Ao ler o seu relato sobre música, lembrei de um lema: Querer é Poder! Muito importante a sua busca para auxiliar o seu trabalho: coral, professor, teclado e até o namorado da amiga foi envolvido, no intuito de agradar os seus alunos bebê! Muito Legal, ao mesmo tempo em que vai se formando Pedagoga e cantora instrumentista. Parabéns!
Obrigada por suas postagens!
Em breve voltarei para comentar a outra postagem.
Um grande abraço,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS