domingo, 31 de maio de 2009

FILME CLUBE DO IMPERADOR

Neste semestre na interdisciplina Filosofia da Educação estamos estudando o Juizo Moral que é avaliado pela concepção crítica da realidade. Aprendi que os princípios morais regem a conduta dos indivíduos e que esses estão muito enraizados naquilo que eles fazem, por isso conhecemos os mesmos quando estudamos o que determinada pessoa faz. Conforme Hare são regras que guiam a ação. Abaixo compartilho a análise do fime Clube do Imperador, no qual fiz minha crítica quanto ao juízo moral na ação do professor.

Análise do filme: O Clube do Imperador

a) Descreva uma cena do filme, na qual o professor está diante de um conflito moral:

Cena 73 Concurso Anual Sr. Júlio César

Todos os alunos e pais do Colégio de rapazes St. Benedicts, no qual tinha como lema: O fim depende do começo! Reunidos para o 73 Concurso anual Sr. Júlio César que compreende uma competição anual sobre história antiga organizada e apresentada pelo professor Sr. Hundert, um respeitadíssimo professor de história. Nesse concurso o melhor aluno, ou seja, aquele que apresentar a todas as perguntas uma resposta correta é o Sr. Júlio César daquele ano.
Deu-se o início ao concurso pelo diretor do colégio e o mesmo anunciou o Sr.Hundert que explicou as regras e chamou os candidatos Louis Massoudi, Deep Mehta, Sedgewick Beel.As perguntas foram sendo realizadas segundo o programa estabelecido e os meninos iam respondendo, porém a atitude de demora e o levantar da roupa ( uma réplica da vestimenta da Roma antiga) do aluno Beel deixou o professor certo de que ele estava colando. No momento oportuno o professor Hundert falou discretamente ao diretor do colégio que o aluno Beel estava colando, defraudando as regras da competição.O diretor mandou seguir e fingir que nada estava acontecendo de anormal, pois subentende-se que o poder aquisitivo e o nome do filho de um renomado Senador não pode ser colocado em escândalo.
Beel é desmascarado pelo professor que realiza uma pergunta referente ao primeiro dia letivo, no qual o aluno mencionado não se encontrava por começar seu ano escolar dias depois do início das aulas.Com o fato de o menino não saber responder essa pergunta e um dos seus colegas o aluno Deepak Mehta é o Sr.Júlio César daquele ano para revolta de Beel.

b) Descreva o conflito moral e a solução que o professor escolhe:
Nessa cena relatada o , Sr.Hundert está diante de um conflito: desmascarar o menino Beel que estava agindo com falsidade, procurando enganar a si próprio e a todos ali presentes.Ele agiu com falsidade, engano não respeitou as regras do jogo:estudar para dominar os questionamentos.Mesmo tendo que permanecer em silêncio diante da falsidade, o professor astuciamente descartou o menino através do conhecimento, através de uma pergunta que somente os alunos interessados em sala poderiam responder.

c) Identifique os princípios morais envolvidos nessa decisão
Identifico esses princípios morais: Respeito, falar a verdade sempre, profissionalismo, ética.

d) Avalie a decisão do professor: foi uma decisão moralmente correta ou não?
O professor foi sábio não revelando a trapaça daquele menino em público, mas não poderia deixar esse fato em segredo deveria ter sido solucionado de uma outra maneira.O aluno Beel deveria retratar-se aos demais alunos para assumir e consertar o seu erro.Deixou-o acreditar e basear os seus atos no engano, no poder econômico acima de todos os valores individuais.

Um comentário:

Gláucia Henge disse...

Sua introdução sobre o que são princípios morais está muito interessante. Fica a reflexão: como você tem levado para sua vivência em sala de aula essa clareza acerca da moralidade?