segunda-feira, 18 de maio de 2009

ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SEGUNDO PIAGET

ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SEGUNDO PIAGET
Piaget dedicou-se ao estudo e investigação da forma como os indivíduos humanos constroem o seu conhecimento. Após observações, formulou a teoria da Epistemologia Genética, na qual explica que os indivíduos passam por estádios sucessivos de desenvolvimento mental resultantes da sua interação com o meio social através de sua organização interna e adaptação ao meio.Segundo Piaget, há quatro estádios de desenvolvimento intelectual, que são:
Ø SENSÓRIO-MOTOR: compreende o período do nascimento aos 18 meses aproximadamente. A atividade cognitiva é de origem sensorial e motora.A criança não representa mentalmente os objetos.Sua ação é direta sobre eles.Encerra com a aquisição da linguagem.
Ø PRÉ-OPERATÓRIO: Compreende o período da aquisição da linguagem até os 7 anos de idade aproximadamente.A criança desenvolve a capacidade simbólica e intuitiva.Não depende unicamente das sensações, de seus movimentos, mas distingue imagem ou palavras.Neste estádio temos a presença do egocentrismo, ou seja, não consegue colocar-se no ponto de vista do outro.Os fenômenos e fatos são irreversíveis, não voltam ao seu estado original.
Ø OPERATÓRIO-CONCRETO: Aproximadamente o período dos 7 aos 11 anos de idade.A criança é capaz de realizar ações mentais e por isso reflete sobre o inverso das situações e fenômenos, o que chamamos de reversibilidade.Não confunde o seu ponto de vista com o do outro, tornando-se cooperativa.Aparece a capacidade de construir as operações lógicas:classificação, seriação; conservações físicas: substância, volume, peso;conservações espaciais: comprimento e área; volume espacial e conceito de número.
Ø OPERATÓRIO-FORMAL: a partir dos 12 anos de idade.Surge o pensamento hipotético-dedutivo, na qual estabelece relações entre teorias e práticas.Possui capacidade de descentração, ou seja, o real agora é apenas o setor limitado, pois está no plano das possibilidades.Isso favorece a ampliação dos horizontes pessoais, teóricos e metodológicos e as relações com diferentes campos do conhecimento.
O estudo desses estádios disponibilizado pela interdisciplina Psicologia II tem servido como base para a elaboração das minhas atividades na sala que atuo, B1, pois através do estudo de como adquirimos o conhecimento não cometemos agressõesao intelecto das crianças em sala de aula.Propomos desafios conforme a investigação dos seus estádios de desenvolvimento.

3 comentários:

Lise Silveira disse...

Que ótimo saber que já está influenciando tua prática o conteúdo desenvolvido na disciplina.
Um abraço
Liseane

Geny disse...

Querida aluna Renata Silva da Silva!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Sua última postagem foi em 22/11/08, mesmo assim li e achei interessantes os sues registros, eles são importantes na sua trajetória acadêmica.
Se for possível retomar as postagens, no mínimo uma vez por semana.
Um grande abraço,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS

Geny disse...

Querida Renata desculpa, você retomou as suas postagens no dia 18/05/09.
Com as colocações dos estágios segundo Piaget.
Não se esqueça de fazer no mínimo uma postagem por semana.
Obrigada
Abraços,
Geny