terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Reflexões quanto a uma visão tradicional de ensino e o uso das Arquiteturas Pedagógicas como forma de promover uma escola mais flexível

Durante muitos anos, uma visão tradicioanl de ensino permeou aminha trajetória, tanto como aprendiz quanto como professor.Éramos acostumados com a receita pronta(técnica) para estudarmos ou para levarmos as lições a nossa sala de aula.Estávamos baseados nas nossas certezas sobre determinado assunto.
Recentemente, no Ensino Fundamental, trabalhei como docente utilizando os recursos tecnológicos, mas ainda com softwares que carregam essa visão mecanicista de ensinar, pois não somente pelos nossos planejamentos, mas também pelos estudos desenvolvidos pelos laboratórios de informática das escolas por não disporem de conhecimentos aprofundados quanto as Arquiteturas Pedagógicas ou por não terem acesso nas esolas de Internet, inviabilizando um início de trabalho. Mesmo com a Web 2.0 a disposição de todos, nossas escolas , na sua maioria, ainda não há disponibiliza aos alunos e professores.
Foi na PEDAGOGIA À DISTÂNCIA DA UFRGS- PEAD no decorrer dos ensinamentos que obtive uma compreensão da possibilidade de usarmos a virtualidade como ferramenta capaz de gerar conhecimentos entre os sujeitos de forma aberta e reflexiva. Estudei antes do Pead em uma outra universidade na modalidade de ensino à distância e pude ter a experiência de como é não utilizar as ferramentas tecnológicas de forma interativa.Só tinha o nome de moderno, mas as aprendizagens eram desenvolvidas através de leituras, respostas a questionários, entrega de pesquisas sem debate e realização de provas de marcar a alternativa correta.Era toda baseada numa pedagogia mecanicista, bem diferente da proposta de utilizamos aqui: as Arquiteturas Pedagógicas para produção de conhecimento.

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