quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CONCLUSÃO SAÍDA DE CAMPO

Ao analisar os questionamentos que realizamos aos cinco docentes da EJA quanto: a identidade, o pensamento, a linguagem, as dificuldades em sala de aula e na vida dos alunos, as diferenças cognitivas em função das culturais, aos elementos fundamentais para o sucesso dessa modalidade de ensino e o efeito dos programas educativos na EJA, concluí com as seguintes abordagens que exemplificam as idéias apontadas por Marta Kohl no texto estudado e que cincidem com os seguintes dados apontados pelos docentes:

A) Identidade: alunos oriundos do diurno por fracasso escolar ou mal comportamento e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada e que procuram melhores condições de trabalho;
B) Linguagem: Os jovens utilizam gírias ou um vocabulário relacionado com as tecnologias:TV< celular e computador.Os adultos utilizam um vocabulário urbano, mas simples e na interação com os mais novos começam a utilizara libguagem desses com pronúncias muitas vezes erradas;
C) Pensamento: Os jovens apresentam um pensamento rápido, momentâneo e articulado.Os adultos têm um pensamento lento, mas com comprometimento de aprofundar os conhecimentos com vistas ao futuro.
D) Dificuldades na sala de aula e na vida: Os adultos requerem um atendimento individualizado, pois têm dificuldades em compreender as propostas.Já os jovens apresentam dificuldades de concentração e atenção.Nesse enfoque há falta de tolerância mútua devido a diferença etária e de interesses.
No cotidiano de suas vidas as dificuldades estão no uso do tempo, no cansaço,e nas responsabilidades familiares.Os mais velhos apresentam problemas de saúde.
E) Funcionamento cognitivo em função das diferenças culturais:As diferenças culturais podem conttribuir ou não para a evolução do grupo.O que depende é da interação entre os alunos e o professor para evitar vergonhas e constrangimentos, causas de muitos desistirem.
F) Elementos fundamentais para o sucesso no EJA: aulas diversificadas com recursos variados, atrativos e desafiadores.Um professor motivado e preparado para a EJA de encontro com alunos interessados frente a um currículo aprorpiado que respeite as dificuldades, os conhecimentos e a história de vida dos educandos.
g)Efeito dos programas educativos:Precisa de um padrão de qualidade em relação ao conhecimento para a melhoria da qualidade de vida e de maior qualificação dos profissionais envolvidos.
Diante desse panorama acima descrito, ESTOU embasadA teoricamente para atuar nessa modalidade de ensino consciente das dificuldades e recompensas que ela possa vir a me trazer.

Nenhum comentário: