sábado, 19 de junho de 2010

ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE CONCEITOS

Durante a leitura do texto : Arquitetura Pedagógica para Construção colaborativa de Conceituações dos autores Rosane Aragón de Nevado, Maria Marta Dalpiaz e Crediné Silva de Menezes, proposta pela interdisciplina Seminário Integrador VIII do Curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância- PEAD/UFRGS,me ficou claro a proposta de trabalho apresentada pelos autores: a construção coletiva de conceitos através de Arquiteturas Pedagógicas, uma idéia de construção do conhecimento através de redes de relações com o uso das TIC'S.
Dessa forma, o aluno constrói as suas conceituações orientado pelo professor de forma interdisciplinar baseado na formação em redes de interação ou comunidades de aprendizagem como nos explica os autores.
A Arquitetura de Construção Conceitual, como nos coloca os autores, apresenta 7 etapas, nas quais bem definidos os objetivos, o papel do professor, o papel do aluno, observações e reflexões associadas sendo discutidas, compartilhadas e reorganizadas através de suporte tecnológico como editor cooperativo de sites na Web com a possibilidade de inserção de comentários, repositório de documentos com controle de acesso e apoio à inserção de avaliações e de recomendações, ferramentas para fóruns e chats integrados com possibilidade de publicação na web.
Considero esse novo modelo de arquitetura interessante e inovador para o ambiente da escola de educação infantil na qual atuo.Debati o aprendido com alguns colegas e todos nós nos entusiasmamos pelo processo como um todo, porém necessitamos adequá-lo a nossa realidade: alunos muito pequenos, não alfabetizados, escola sem laboratório de informática, no qual nos desperta para a procura de alternativas de adaptação para o uso desse processo, como diferentes expressões gráficas adotadas para captar a idéia das crianças. Pensei até na observação do faz de conta durante as brincadeiras.
Dentro dessa proposta lembrei-me da turma do MII da minha escola que adoram trava-línguas e minha colega indagou eles o que eram essa forma de linguagem e a imaginação das crianças foi bem rica para explicar o que sabiam, que bela arquitetura poderia ser adaptada nesta turma.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Renata!
Que bom saber que o conceito de arquiteturas pedagógicas está sendo bem compreendido e trabalhado por ti, esse conceito é bem significativo para educadores que estão comprometidos em qualificar os processos de ensino aprendizagem e trabalhando para desenvolver uma didática mais envolvente e contagiante para os alunos.
Muito legal!
Abraços, Rose