quinta-feira, 30 de setembro de 2010

REFLEXÕES REFERENTES AO EIXO III

O Eixo III do Pead foi magnífico, pois me proporcionou o despertar do trabalhar com as artes em sala de aula, abandonado pela enfadonha vida da escola tão mecanizada. Gostaria de mencionar um trecho do pensamento retirado do texto CHARLOT,Bernard(org) OS JOVENS E O SABER:PERSPECTIVAS MUNDIAIS.Trad. Fática Muller.Porto Alegre:Artmed Editora, 2001 p15-36 quando refere-se " aprender é apropriar-se do que foi aprendido, é tornar algo seu, é interiorizá-lo. E esse conhecimento metodológico adquirido a partir das disciplinas: Teatro e Educação, Música na Escola, Ludicidade e Educação, Literatura Infanto-Juvenil e Artes Visuais foram internalizados por mim e permeiam a minha prática em sala de aula. Meu projeto de estágio contempla essas disciplinas.
Aprendi na interdisciplina Ludicidade e Educação que a utilização de jogos favorecem o desenvolvimento pleno da criança, pois servem como reforço às habilidades já adquiridas, espelha aquilo que eu realizo em conjunto com o outro, testa habilidades adquiridas, atrai para a atividade coletiva e cooperativa.
As aprendizagens neste eixo aconteceram de forma interdisciplinar, principalmente quando elaborei o Inventário Criativo, proposto pela interdisciplina de Teatro.Além da necessidade de conhecer como ocorre a abordagem teatral no contexto escolar, foram necessários a revisão e o estudo de aprendizagens sugeridas por outras disciplinas, como Literatura Infanto-Juvenil que me preparou para uma perfeita contação de história e me fez compreender porque é necessário trabalhar os contos de fadas com as crianças, e com isso, pude adaptar a música da Chapeuzinho Vermelho e contar a história.Através dos conteúdos adquiridos quanto à Teoria Musical e o fórum sobre cantigas de rodas é que pude adaptar canções na mesma proposta mencionada, respeitando as características musicais do grupo.Deixei a minha proposta pedagógica, em sala, ocorrer de forma lúdica desde então como se a vida fosse uma brincadeira de faz- de- conta.

Nenhum comentário: