quinta-feira, 30 de setembro de 2010

REFLEXÕES REFERENTES AO EIXO II

Iniciei o PEAD no segundo semestre,porque quando entramos o curso já estava em andamento.As interdisciplinas do eixo I foram aglutinadas ao longo dos semestres.Minhas interdisciplinas foram: Seminário Integrador I e II, Infâncias de 0 à 10 anos, Fundamentos de Alfabetização, Escolarização, Espaço e Tempo na perspectiva Histórica e PsicologiaI.
Essas me desenvolveram competências relativas aquele período e que nos são fundamentais no dia a dia e na prática de estágio do eixo IX, quanto à consciência de escola, de infância, de desenvolvimento cognitivo, social e da aprendizagem de um modo geral com o uso das novas tecnologias.
Na interdisciplina do Seminário Integrador tive o passaporte de entrada para o curso com a criação de blogs, pbwiki, hoje pbworks, acesso a plataforma ROODA, criação de e-mail e o uso ambientes virtuais para a troca de aprendizagens.Essas ferramentas tão indispensáveis para a vida atual, não tomo o café da manhâ sem acessar os ambientes do curso para realizar as atividades e verificaras mudanças realizadas.É impossível não ter que acessar a caixa de e-mail, o blogger e o pbworks do estágio e do Polo de São Leopoldo. Essas aprendizagens me possibilitam um fazer pedagógico atrativo por ser da linguagem das crianças na atualidade.
A Interdisciplina Fundamentos de Alfabetização me possibilitou a compreensão de que não existe somente um método fixo adequado para a alfabetização das crianças, e que existem fases que toda a criança passa até se apropriar do código linguístico. Nesse enfoque, auxiliou-me profissionalmente a saber identificar essas fases para possíveis intervenções pedagógicas.
A partir da interdisciplina Infâncias 0 à 10 anos comecei a ter um olhar crítico à infãncia que nos deparamos diariamente nas suas desigualdades econômicas e sociais.
Com a interdisciplina Fundamentos de Psicologia I tive a compreensão de como ocorre a processo de ensino aprendizagem nas suas diversas facetas: interacionista, apriorista e etc. A compreensão de Freud e Piaget me são essencias na minha turma de educação infantil na atualidade.

Nenhum comentário: