segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Entrevista à TV COM

Gostaria de dividir o meu pensamento referente a visualização da entrevista realizada com a professora Tânia Fortuna no Programa Comportameno da TV COMBrincar é uma construção social, ou seja, a sociedade é que constrói o valor adequado ao ato de brincar. Numa pesquisa realizada em grandes centros, comentada na entrevista, mostrou que 46% das crianças preferem ganhar roupas ao invés de brinquedos e somente 33% preferem ganhar esse. Que mudança significativa comparando ao meu tempo de criança, ficávamos ansiosos para ganhar um brinquedo de presente em festas ou aniversários. Mas, agora, vivemos um momento em que somos valorizados pelo que temos e não pelo que somos, e isso reflete na vida das crianças. Conheço meninos e meninas que possuem o quarto repleto de carrinhos, ursinhos de pelúcia, bonecas das mais variadas marcas e funções, mas com toda essa tecnologia a favor do brincar, essas crianças não brincam com esses brinquedos. Tem porque o coleguinha possui e não porque me despertou o gosto de brincar com esse objeto. O significado, para elas está em ter muitos brinquedos e não em brincar incansavelmente com esses.Verifico essa postura nos meus alunos, a valorização do ter em detrimento do ser. Estou procurando realizar atividades lúdicas em sala de aula para resgatar esse enfoque, mas sei que devo ir devagar porque as crianças acham que por estarem brincando não estão aprendendo.

Um comentário:

Renata Maria Silva da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.