segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Inventário Criativo



Foi muito significativa a proposta da Interdisciplina Teatro. Organizar e executar o Inventário criativo fez-me compreender como trabalhar essa disciplina atualmente na escola. Na instituição educativa na qual leciono, a abordagem teatral ainda está baseada nas datas comemorativas e na fixação dos conteúdos das disciplinas. Sei que estas não estão especificamente erradas, como cita o texto: FORMAS DE ABORDAGEM DRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO da autora Ana Carolina Müller Fuchs, mas achei maravilhoso poder saber e aplicar na minha turma jogos dramáticos, nos quais possibilitam a subjetividade ao improvisar um conflito.Trabalhei com eles um jogo executado por nós no PEAD, que foi a execução de uma cena muda.Nessa nós representávamos fotos de momentos em família e, também propus aos alunos a representação de um animal que eles mais gostavam: primeiramente o comportamento do animal e após a sua voz. Foi genial, como meus alunos têm a percepção desses momentos que exigi deles.
Passei, também, todo o conteúdo escrito e a minha proposta do inventário para as colegas de série e todas gostaram de trabalhar o Teatro de forma lúdica, deixando de lado a obrigação de ter que preparar algo para uma apresentação na escola. Podemos fazer Teatro para nós mesmos sermos atores e platéia.

Nenhum comentário: