sábado, 4 de outubro de 2008

Conhecendo o pensamento de Durkhein sobre a educação.


Retomando a leitura do texto proposto pela interdisciplina sobre Émile Durkhein e lendo um pouco sobre a vida do autor, acredito que pude compreender melhor as idéias de um dos pais da sociologia moderna e um dos melhores teóricos do conceito de coesão social. Por isso meditando sobre as indagações me apresentadas: qual é o papel da educação para Durkhein? Que crítica pode ser realizada à concepção educação e sociedade para o autor? Consegues responder qual é a idéia fundamental do texto? , é que organizei essas palavras que seguem.
Coloco que para Durkhein o papel da educação é desenvolver na criança(indivíduo aprendiz) certo número de estados físicos, intelectuais e morais desejados pela sociedade em que este vincula-se ou grupo restrito em que pertence. Para Durkhein, essa educação representa uma premissa comum de um determinado grupo social e carrega um legado histórico dos indivíduos anteriores.A educação exerce uma função socializadora, integrar o indivíduo na sociedade na qual ele pertence. E embora esses apresentem características individuais elas serão fortemente influenciadas e usadas para determinados fins coletivos.
Cada Sistema de Ensino carrega historicamente essa comum necessidade social. Cada época forma a pessoa conforme as características sociais do seu tempo, consiste numa socialização metódica das novas gerações. O fim da educação é constituir esse ser social em cada nova geração, segundo as grandes forças impostas pela grupo ao indivíduo que sente-se fraco e inferior. E o próprio ser social submete-se, pois ele e a sociedade são idéias dependentes uma da outra.




REFERÊNCIAS:

DURKHEIN, Émile. A educação como processo socializador:função homogeneizadora e função diferenciadora. In PEREIRA, LUIZ e FORACHI,Marialice. Educação e Sociedade: leituras de sociologia da educação.8.ed.São Paulo: Nacional, 1977.

2 comentários:

Suelen Assunção disse...

Renata querida!
Novamente: excelente síntese.
Muito informativa.
Compreendi claramente a função homogeneizadora da escola. No entanto, não entendi a função diferenciadora?
Podes explorar este quesito?
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Simone disse...

Renata como vimos na interdisciplina, para Durkheim a educação é um fato social e tem o papel de socialização dos indivíduos, além de operar no alvorecer da formação da consciência social humana. O autor acrescenta ainda que “...toda educação consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, sentir e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente”. Referes que a educação exerce uma função socializadora. Como observas isso na tua escola e sala de aula? Um abraço, Simone - Tutora sede ECS