sábado, 4 de outubro de 2008

Síntese do fórum sobre Max Weber



Para Weber existem na sociedade, suas instituições como escola, igreja, estado , três tipos de dominação: a racional –legal, a tradicional e a carismática. Esses tipos de dominação estão presentes em todos os agrupamentos humanos e em todos os seus tempos, pois sempre irão existir os dominantes e os dominados, Que segundo os seus interesses legitimam essa influência .

Como debatemos, na escola a dominação estatutária aparece de forma administrativa. Sabemos que através de outros estudos, que essa é uma das características da gestão democrática educacional atual. Através do Estatuto dos Servidores Públicos, Lei Orgânica, Plano de Carreira do Magistério a dominação encontra-se presente e legitimada pelas leis , no qual todos seguem e devem ter o conhecimento das mesmas, porque elas expressam os seus direitos e deveres.
Também na escola percebo a dominação carismática, expressa pelos alunos e professores que possuem o carisma como característica individual e que movimentam o grupo. Essa característica vem bem definida em alguns líderes de turma e nos professores regentes. Nos meios de comunicação, como mencionamos no fórum, líderes carismáticos de diversas denominações religiosas arrebanham massas de indivíduos e dinheiro para a religião a qual pertencem.
A dominação tradicional observamos, na sua minoria, presente nas poucas famílias que dão ao homem o respeito como figura central do lar. Na escola são poucos que dão à figura do diretor uma visão tradicional de ordem e repreensão, uma pessoa cheia de autoridade como na escola antiga.


REFERÊNCIAS:

WEBER, Max. Os Três tipos puros de dominação legítima. In COHN,Gabriel (org.). Sociologia. São Paulo: Ática, pg.128-

2 comentários:

Suelen Assunção disse...

Oi Renata!
Mas que ótima síntese que fizeste...
Colocaste, de forma muito organizada - logicamente e conceitualmente - as idéias de Weber.
Muito bem
Beijão no coração
Suelen - tutora da sede - SIV

Vera disse...

Olá Renata! Conseguistes te apropriar das ideías fundamentais de Durkheim e Weber. Vamos acrescentar a contribuição dos demais autores da ECS. Abraço, Vera