sábado, 22 de novembro de 2008

O TRABALHO DOCENTE



No texto O trabalho docente, a pedagogia e o ensino o autor coloca alguns pontos relevantes sobre o trabalho dos profissionais da educação.Muito temos lido e ouvido sobre o tão famoso e cobrado trabalho docente, seja por profissionais que realmente entendem do caso ou por pessoas que no intuito de criar polêmica ou tempo na mídia descorrem de fatos que sequer compreendem por não possuírem a visão real do trabalho desenvolvido pelos professores na escola. Como menciona o autor: o tempo de trabalho, o número de alunos, a matéria a ser dada e a sua natureza, os recursos disponíveis, os condicionantes presentes, as relações com os pares, o controle da administração escolar.
Até maio deste ano, lecionava em escolas de ensino fundamental da cidade de São Leopoldo.Atualmente atuo numa instituição de educação infantil situada em uma vila do município de Porto Alegre.Na turma de B1 meu trabalho é desenvolvido com todos os agentes que envolvem as crianças: direção, funcionários, familiares e monitores. Não posso separar a comunidade escolar da minha realidade em sala de aula senão não realizo o meu fazer docente. Preciso constantemente aprender as várias linguagens que utilizo para atingir os alunos: psicomotricidade, oral, plástica, musical, ludicidade e atuar diretamente na construção das suas identidades. Nesse ponto meu trabalho é complexo, porque necessito do auxílio de várias especialidades que o município não disponibiliza para a educação infantil, apenas para os anos iniciais: psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, nutricionistas, psiquiatras. Nessa dificuldade e na pretensão de atingir os alunos sempre estou na procura de novos conhecimentos, o que justifica o trabalho docente como interativo entre alunosXfamiliaresXprofessoresXconhecimento. Isso torna o trabalho docente sistematizado como outra profissão. E também ressalta as idéias do autor quando refere-se que as dificuldades do trabalho do professor ser o lidar com pessoas diferentes e ter que inseri-las em padrões generalizados.


Referências


TARDIF, Maurice. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino. Cap. 3. p. 112 – 149. In Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2003. Disponível em: http://www.ufrgs.br/tramse/pead/textos/tardif.rtf

2 comentários:

Suelen Assunção disse...

Renata querida!
Que ótima a tua reflexão.
Posicionou bem o autor em relação à tua situação profissional, problematizando tal situação com referência teórica.
Parabéns
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Simone disse...

Olá Renata!! Muito boa tua reflexão, integrando teoria e prática! É na interação com o outro, com o colega, com profissionais de diferentes áreas, que aprendemos, que descobrimos, que crescemos. O professor tem um papel fundamental na educação e por isso ele precisa interagir, estar preparado e atualizado para trabalhar com seus alunos. Na interdisciplina foi proposto justamente isso que fizeste, que cada um pensasse sobre o que significa trabalho docente. Trabalho docente é diferente de outros trabalhos? Essas são questões que ficam para refletires ao longo dos anos de prática docente! Um abraço, Simone - Tutora sede ECS