domingo, 1 de novembro de 2009

Projetos de Aprendizagem

Dentre os aspectos positivos do trabalho baseado na Pedagogia de Projetos está a valorização do conhecimento que o aluno já possui e não naquele que o mesmo não possui, suas hipóteses acerca do assunto trabalhado são mais importantes que suas certezas. O seu processo de busca pelas informações constituirão novas relações e aprendizagens, que serão desenvolvidas num currículo que tem como característica principal o princípio de globalização e significatividade, e no decorrer do projeto o aluno se torna consciente de seu processo de aprendizagem.
Os maiores desafios dessa proposta de trabalho é a articulação do currículo da escola e os interesses dos alunos, apresentando maior flexibilidade quanto a prazos e seqüência de conteúdos; a reflexão e mudança do papel do professor que se torna facilitador da aprendizagem e do aluno que não é um mero espectador, mas participativo em todas as etapas do projeto; a construção de projetos que tenham significado para os alunos, onde conteúdos e áreas de conhecimento atendam suas necessidades, dessa forma criando um clima de envolvimento, cooperação, solidariedade, permitindo dessa forma o interesse do grupo pelo assunto trabalhado, buscando uma construção coletiva.
A principal diferença entre a aplicação da Pedagogia de Projetos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, está na escolha do tema do projeto e no aprofundamento dos assuntos desenvolvidos, respeitando as especificidades de cada faixa etária. Com os pequenos é preciso trabalhar de forma mais simplificada, desenvolvendo atividades mais práticas, que necessitem de maior envolvimento e cooperação não só do aluno, como também da família, que ajudará muito nesse processo. A semelhança dos trabalhos é principalmente a valorização de aspectos como socialização, convivência, partilhamento, construção do grupo, enfatizando o diálogo; a presença de um currículo mais integrativo, articulando diferentes áreas de conhecimento, avaliando e construindo continuamente o conhecimento e a aprendizagem dos alunos, revendo a cada momento os caminhos percorridos no processo; os conteúdos não são um fim em si mesmos, mas possuem caráter social, cultural, político, trabalhando aspectos da realidade e interesse dos alunos.

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