domingo, 27 de junho de 2010

UM NOVO CONHECIMENTO ADQUIRIDO

Gostaria de registrar nesta oportunidade digital que o PEAD contribuiu para a minha formação docente no sentido de me divulgar e ensinar a utilização das TICS no processo
educacional,embora muitas vezes eu relutasse para isso.
Como mencionei anteriormente, os professores atuais ainda estão em processo de transição e aprendizado para o uso dessas tecnologias em suas aulas.Vários motivos contribuem para isso: gerações que cresceram e se desenvolveram profissionalmente sem ter a tecnologia como centro das suas atividades sociais, outra geração que está incorporando essas tecnologias na sua vivência diária, como é o caso da minha e uma outra geração que nasceu na Era Digital e que tem como característica respirar todo o aparato tecnológico, mas que ainda traz uma grande parcela de indivíduos sem recursos econômicos e localização geográfica desfavorável para acesso as mesmas.
Dentro desse panorama aparece o ambiente escolar que muitas vezes não disponibiliza aos professores estas novas ferramentas digitais fazendo-os estar a deriva de tudo de novo que pode ser utilizado para aulas atrativas e atuais. Também temos escolas que estão super equipadas para o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem de forma colaborativa com o uso da Internet, porém os professores ainda não estão capacitados para isso.
Enfim, percebo que estou em uma fase de transição e que tive o privilégio na UFRGS de interagir com a tecnologia para adquirir conhecimentos e procurarei na minha trajetória docente fazer o uso das mesmas nas minhas aulas.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Renata!
Somos eternos aprendizes e é bem significativo, tua percpeção do quanto tua vida acadêmica faz hoje a diferença na tua profissão.
Continua buscando e estudando assim fará a diferença.
Abraços, Rose