domingo, 9 de novembro de 2008

O TRABALHO DOCENTE

No texto O trabalho docente, a pedagogia e o ensino o autor coloca alguns pontos relevantes sobre o trabalho dos profissionais da educação.Muito temos lido e ouvido sobre o tão famoso e cobrado trabalho docente, seja por profissionais que realmente entendem do caso ou por pessoas que no intuito de criar polêmica ou tempo na mídia descorrem de fatos que sequer compreendem por não possuírem a visão real do trabalho desenvolvido pelos professores na escola. Como menciona o autor: o tempo de trabalho, o número de alunos, a matéria a ser dada e a sua natureza, os recursos disponíveis, os condicionantes presentes, as relações com os pares, o controle da administração escolar.
Até maio deste ano, lecionava em escolas de ensino fundamental da cidade de São Leopoldo.Atualmente atuo numa instituição de educação infantil situada em uma vila do município de Porto Alegre.Na turma de B1 meu trabalho é desenvolvido com todos os agentes que envolvem as crianças: direção, funcionários, familiares e monitores. Não posso separar a comunidade escolar da minha realidade em sala de aula senão não realizo o meu fazer docente. Preciso constantemente aprender as várias linguagens que utilizo para atingir os alunos: psicomotricidade, oral, plástica, musical, ludicidade e atuar diretamente na construção das suas identidades. Nesse ponto meu trabalho é complexo, porque necessito do auxílio de várias especialidades que o município não disponibiliza para a educação infantil, apenas para os anos iniciais: psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, nutricionistas, psiquiatras. Nessa dificuldade e na pretensão de atingir os alunos sempre estou na procura de novos conhecimentos, o que justifica o trabalho docente como interativo entre alunosXfamiliaresXprofessoresXconhecimento. Isso torna o trabalho docente sistematizado como outra profissão. E também ressalta as idéias do autor quando refere-se que as dificuldades do trabalho do professor ser o lidar com pessoas diferentes e ter que inseri-las em padrões generalizados.

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