domingo, 9 de novembro de 2008

A APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA

Para explicar a forma e as características do processo de aprendizagem dos jovens e dos adultos, precisamos ter como base a Epistemologia Genética. Teoria elaborada por Jean Piaget que tem como foco explicar a gênese das estruturas cognitivas, constatando que a apropriação do conhecimento dá-se pela interação radical entre o sujeito e o objeto. Essa interação começa no nascimento do indivíduo e está ao longo de sua existência, no qual passa por estádios que servem de base uns para os outros. E mesmo o indivíduo adulto estando no estádio operatório formal ele precisará de constante troca e integração com o objeto para desenvolver-se cognitivamente. Apenas as suas necessidades serão diferenciadas das que possuía quando era criança.
Nesse contexto que exige interação torna-se ineficiente a atitude tradicional de ensinar baseada na recepção passiva de informações. O educador precisa possibilitar a troca em sala de aula de vivências e colocar-se no lugar do educando para poder compreendê-lo e sanar-lhe as dificuldades segundo as suas capacidades.

Nenhum comentário: