domingo, 9 de novembro de 2008

KARL MARX E SUAS IDÉIAS TÃO ATUAIS

Com a participação no fórum sobre Marx e Mészaros, as leituras propostas e a reflexão sobre as idéias colocadas pelos colegas, aprendo que embora Karl Marx tivesse defendido idéias para sua época: surgimento e expansão do Sistema Capitalista, marcada por injustiças sociais tão grandes e no qual ele rebatia levantando a necessidade de uma sociedade socialista e mais igualitária, seus argumentos servem de espelho para a atual sociedade. Muito tempo passou-se, mas pouco evoluímos no sentido de amenizar as diferenças sociais, pelo contrário, o próprio sistema capitalista intensifica a manutenção dessas diferenças e a escola perde-se nesse todo sem argumentos para questionar e procurar modificar esse sistema desigual.
Na minha realidade escolar: uma instituição de educação infantil situada no município de Porto Alegre, observo pais com jornadas excessivas de trabalho sem tempo para dedicarem-se aos filhos nas suas necessidades básicas, como saúde e alimentação.Outros estão desempregados por falta de qualificação profissional, os quais caem na marginalidade e drogadição. Vejo crianças fora da escola porque o município não oferece vagas a todas, mesmo sendo um direito garantido na legislação. O próprio instrumento de seleção dos alunos nas EMEIs é desigual favorecendo o abandono e a permanência da marginalidade e desigualdade, quando prioriza atendimento as crianças de risco social, menor renda familiar. Cada vez mais solidificamos o Sistema Capitalista, no qual “poucos detém muito, e muitos possuem pouco”.
Defendo também a opinião de Mészaros, que concordou com Marx que a solução para a sociedade é a implantação de um sistema Socialista, como forma de possibilitar ao homem uma vivência justa e igualitária com o se semelhante e consigo. E dando o valor à Educação como a principal articuladora de mudanças sociais.

Nenhum comentário: