domingo, 9 de novembro de 2008

O DESPERTAR DA SEXUALIDADE INFANTIL

Logo que as crianças nascem, são estimuladas para que comam sozinhas, falem, caminhem, sejam independentes e freqüentem a escola. Por volta dos três ou quatro anos inicia-se a fase dos porquês, no qual elas querem saber as diferenças entre os homens e as mulheres. É o chamado"despertar da curiosidade infantil sobre a sexualidade", algo natural no desenvolvimento humano. Nesse momento é comum ouvirmos nas escolas, praças ou consultórios médicos: Ele quer saber se eu tenho pinto! Ela perguntou se a vovó também tinha pepeca!
Muitos pais e professores vêem-se angustiados sem saber o que responder e quais as informações que realmente podem passar as crianças. Essa angústia se dá, geralmente, devido ao "tabu" que envolve a palavra sexo, muitas vezes selada por vergonhas e preconceitos.
Falar de sexo nada mais é do que falar de relacionamentos. E existem vários tipos deles: desde o afeto da mãe com o bebê, amizades, simples trocas de carinhos, e o ato sexual propriamente dito.Devemos abordar o assunto com naturalidade, tranqüilidade, afeto e segurança. As crianças são muito espertas e logo farão uma leitura da postura do adulto diante do assunto.

Nenhum comentário: